Oficinas

Esse ano, a FEICOM traz para os alunos uma série de oficinas que dialogam tanto com o tema proposto, como se consolida como uma troca de experiências entre os alunos e profissionais do mercado, promovendo a interação e a troca entre aqueles a academia e o mercado.

 

Oficinas Confirmadas:

Workshop Escreva Melhor com Lucão

Lucão

Foto: N’s Estilos / Larissa Almeida

 

Lucão é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e, desde os vinte anos, dedica boa parte do seu tempo à escrita. Com seus textos publicados diariamente em suas redes desde 2006, já conquistou quase meio milhão de leitores fiéis. Lucão tem quatro livros publicados. Depois de publicar três livros de poesia (É cada coisa que escrevo só pra dizer que te amo, Telegramas e Dois avessos), seu quarto livro, Amores ao Sol, é sua estreia no gênero romance. Lucão também é cronista no jornal O Popular.

Quantidade de Vagas: 20

Carga Horária: 6 horas

 

"Roube como um artista” – Técnicas de criatividade para a produção de ilustrações e artes gráficas com Arthur Bilego

Arthur Bilego

Foto: Facebook/Divulgação

Ementa: Esta oficina tem por intuito oferecer aos participantes dicas e noções de criatividade que possam facilitar a criação/produção artística por meio de ilustrações. A proposta é a de despertar o poder criativo dos participantes no que tange à produção de artes gráficas, estimulando-os a “pensar fora da caixa”. 

Arthur é graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela UFMT/Campus Universitário de Barra do Garças-MT. Mestrando em Comunicação pela UFG (2019/1). Trabalha como ilustrador, músico e produtor audiovisual e atualmente pesquisa sobre a produção de discursos e efeitos de sentido em narrativas audiovisuais, visuais e sonoras, com ênfase no gênero documentário e filme-ensaio. 

Quantidade de Vagas: 30 Vagas

Carga Horária: 4 horas

 

Criando narrativas visuais: como contar uma história através de imagens com Amanda Costa

 

 

 

Ementa: Assim como escritoras(es), fotógrafas(os) e cineastas também utilizam ferramentas - luz, enquadramento, composição - para ajudar a captar a fluidez de momentos e expressividade de emoções, o que contribui para a criação de histórias impactantes e memoráveis. Uma pessoa não é uma história, mas o que acontece com essa pessoa no mundo é. Desde um documentário realizado no Sertão cerradense até fotografias feitas em uma Península do Pacífico Norte, experiências pessoais permitem pensar como acessar o outro, que é distante, e ao mesmo tempo sua realidade. Além de motivar exercícios que demandam a sensibilidade do olhar, essa oficina também se propõe a auxiliar nos processos necessários para a criação de uma sólida e coesa estrutura narrativa imagética.

Amanda é jornalista graduada na UFG. Fotógrafa. Recebeu o prêmio Expocom Regional 2019 pelo trabalho “Acolá, um ser-tão”, curta-documentário co-realizado com crianças e adolescentes da Escola Municipal Santo Antônio da Parida, localizada na comunidade Sertão. 

Quantidade de Vagas: 25 vagas

Carga Horária: 3 horas

 

GIF animado como meio de expressão com Marcilon de Almeida

 

Ementa: Essa oficina introduz conceitos básicos de animação e produção de GIFs animados. Sobre o formato GIF: Princípios básicos de animação no Photoshop, Loop, Produção, Análise de Resultados.

Marcilon de Almeida é graduado em Design Gráfico (2000) pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Cultura Visual (2009) também pela UFG. Foi sócio fundador do estúdio de design Nitrocorpz onde desenvolveu trabalho de design gráfico, mídias digitais e projetos de animação. Atualmente é professor adjunto I do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC-UFG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Tipografia, Cultura Digital e Animação, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces computacionais, creative code, design de jogos e design de interação.

Quantidade de Vagas: 20

Carga Horária: 4 horas

 

Conteúdo digital na prática com Wanessa Almeida

Wanessa Almeida

Ementa: A oficina alia a teoria, com pesquisas, cases e estimula os oficineiros para criar cronograma de conteúdos, definar brand persona, linhas editoriais e escrever para um cliente fictício durante a oficina

Wanessa de Almeida é pioneira no mercado digital. Uma das primeiras social-medias de Goiânia, a jornalista, pós-graduada em Estratégia Publicitária e Comunicação Empresarial, acumula mais de 9 anos de atuação. Ela, que já foi responsável por contas como Flávio’s Calçados, Farmácia Artesanal, Novo Mundo e Fujioka, sabe bem como o mercado evoluiu com o passar dos anos, sabe o poder de um bom texto e, principalmente, as tendências do mercado digital para quem resolver se aventurar por aí. Wanessa começou com digital quando o digital não tinha força e, nesse tempo, acumulou muita experiência na bagagem. Bagagem essa que resolveu compartilhar com os alunos nesta oficina.

 

Contando histórias incríveis através do filme publicitário com Dudu Rassi

Dudu Rassi

Dudu vem contando histórias de marcas para seus públicos pela produtora RAS, onde é Diretor Criativo e em paralelo criando estratégias de comunicação na Enredo Branding, onde ocupa o cargo de Coordenador Criativo de Marcas. Planner especializado em Marketing Digital pela ESPM/SP e Planejamento de Comunicação pela Miami Ad School, com graduação pela PUC em Publicidade e Propaganda e pela Universidade Federal de Goiás em Ciências Sociais, já passou por grandes agências de Goiânia, como a AMP Propaganda, Agência Inquieta e Pagú propaganda. Empreendedor, estudioso e muito curioso com um pé na economia criativa e produção de conteúdo, um dos maiores desafios da sua carreira foi a direção de planejamento criativo em um projeto para uma grande companhia de energia portuguesa, quando viveu na europa. 

Quantidade de Vagas: 20 vagas

Carga Horária: 4 horas

 

Inscrições a partir de 10 de Agosto